pode limpar a tela do celular com álcool?

Uma dúvida muito comum entre usuários de smartphones é se pode limpar a tela do celular com álcool. Principalmente em tempos de pandemia, é mais do que natural que a correta higienização do aparelho se torne prioridade. Ainda assim, é preciso cuidado e conhecimento para não acabar piorando ainda mais a situação.

Isso se dá porque, por contar com inúmeros componentes eletrônicos, não é qualquer material que pode ser utilizado. Em especial, deve-se evitar os que contenham água em sua formulação, seguindo sempre o que for indicado pela fabricante do dispositivo. Felizmente, o álcool pode sim ser utilizado, mas com algumas ressalvas importantes.

Para entender melhor como funciona esse processo e qual é a substância ideal para essa limpeza, confira o texto abaixo. Mais do que isso, descubra o porquê disso e como realizar esse procedimento com segurança, para você e seu celular.

Afinal, pode limpar a tela do celular com álcool?

Antes de mais nada, aqui vai a resposta da pergunta que você deve estar se fazendo nesse momento. Dessa forma, sim, você pode limpar a tela do celular com álcool. Isso não significa, entretanto, que todo o conhecimento necessário já foi adquirido. Há, afinal, algumas informações importantes que você precisa saber antes de iniciar esse processo.

pessoa limpando mesa com luvas azuis

Se buscar na internet, em lojas de eletrônicos ou mesmo farmácias e supermercados, perceberá que há diversas opções do líquido à disposição. Com isso, se faz necessário deixar claro que não são todas que podem ser utilizadas no procedimento. Muitas delas, aliás, podem não somente deixar de te auxiliar, mas ainda comprometer seriamente a funcionalidade do aparelho.

Com qual álcool você pode limpar a tela do celular?

Ao buscar por essa informação no manual de seu dispositivo, bem como de outros eletrônicos, perceberá que apenas um tipo de álcool é indicado para esse uso. Esse é o álcool isopropílico com concentração de 70%, e há motivos específicos para isso. A boa notícia é que é bastante fácil encontrá-lo para comprar, não sendo preciso procurar muito.

homem na dúvida se pode limpar a tela do celular com álcool?

Logo, qualquer outro líquido que você esteja pensando em utilizar para esse procedimento deve ser esquecido imediatamente. Desconsidere o álcool em gel, assim como água, detergente, desinfetante ou qualquer outra solução que esteja em sua mente. Também evite confiar em pessoas que não sejam especialistas no assunto, a menos que queira colocar seu telefone em risco.

Por que o álcool isopropílico 70% pode limpar a tela do celular?

Depois dos dados passados acima, é bem provável que você esteja em dúvida sobre o porquê da aplicação do álcool isopropílico 70%. A justificativa para seu uso está, então, em sua volatilidade, ou seja, sua capacidade de passar do estado líquido para o gasoso. De maneira mais simples, essa é a facilidade com que o composto consegue evaporar mais rapidamente.

pichação wht note na parede branca

Com isso, este é o elemento perfeito, visto que evita a oxidação dos componentes, tanto externos quanto internos. Outros líquidos, por sua vez, contém mais água em sua composição, demorando mais para evaporar. Dessa forma, é possível que essa demora faça com que ela atinja os componentes do smartphone, os oxide e, consequentemente, cause falhas ou danos estruturais.

E o álcool em gel?

Há muitos casos de usuários que se utilizam do álcool em gel para higienizar seus aparelhos. O problema, porém, é que esse não é um composto que pode limpar a tela do celular da maneira correta. Ainda que seja muito indicado para a higienização das mãos, principalmente no momento atual, ele não é a melhor opção para aparelhos eletrônicos.

pode limpar a tela do celular com álcool em gel?

Primeiramente, ele contém mais água em sua composição, o que por si só já pode danificar o dispositivo. Além disso, há outro risco atrelado ao uso desse tipo de material. Por conta de sua química, ele pode acabar danificando a tela ou até mesmo as lentes das câmeras do telefone. Com isso, você pode até ter um objeto limpo, mas que rapidamente deixará de ser funcional ou mesmo utilizável.

Como o álcool pode limpar a tela do celular?

Agora que já entendeu toda a parte técnica dessa discussão, chega o momento de iniciar o processo prático. Para isso, abaixo descobrirá como você pode limpar a tela do celular com álcool de maneira segura e eficiente. São quatro simples passos para ter um resultado interessante, mas é bom se lembrar de repeti-lo constantemente.

Certifique-se, porém, de estar utilizando o material correto para tal procedimento. Com isso em mente, a melhor indicação é se dirigir a uma loja de produtos eletrônicos. Nela, você poderá encontrar o líquido certo, o álcool isopropílico com concentração de 70%, específico para a higienização de aparelhos eletrônicos e seus componentes.

1. Preparar os materiais e o espaço

Para iniciar todo esse processo de limpeza, o primeiro passo é se preparar e deixar tudo o que for necessário ao seu lado. Assim, escolha um espaço calmo e em que ninguém possa te atrapalhar. Essa, afinal, é uma atividade que merece toda sua atenção, mesmo sendo simples e rápida.

mesa preparada para limpar a tela do celular com alcool

Aproveite também para já deixar separado todo o material para a tarefa. Felizmente, são itens comuns de se ter em casa, ou ainda de encontrar nas lojas de eletrônicos citadas acima. Dessa forma, saiba que tudo que você precisará para isso é o álcool isopropílico, um pano de microfibra — que não solta fiapos — e um cotonete. Deixe tudo à mão e parta para a próxima etapa.

2. Limpar a tela do celular

Com tudo separado, chega a hora de iniciar o procedimento de higienização em si. Para isso, comece desligando seu dispositivo, bem como desconectando-o de qualquer fonte — carregador, fone de ouvido ou outros. Aplique um pouco do líquido no pano de microfibra, sem ensopá-lo e mantendo-o apenas úmido. Comece a limpar a tela do celular.

pessoa desligando o celular

Com ele, faça movimentos suaves ao longo de todo o display do aparelho, garantindo um alcance completo. Você pode limpar a tela do celular com bastante calma, nunca forçando o dedo contra o telefone. Se achar necessário, repita o procedimento até conseguir um resultado visualmente positivo. Para finalizar, pegue o cotonete e passe-o nas extremidades, em especial nos cantos em que o pano não consegue penetrar.

3. Finalizar o processo de higienização

Com tudo isso feito, seu celular deve estar limpo, porém pode ter resíduos do líquido em sua superfície. Para evitar qualquer problema, o mais indicado é utilizar outro pano de microfibra — ou ainda uma parte seca do primeiro — para secar por completo o display. Nesse momento, garanta que não há fiapos, sujeira ou qualquer outro detrito na tela.

sinal de positivo para pode limpar a tela do celular com álcool?

Por fim, é bastante aconselhável que se faça uma verificação de tudo o que foi feito. Confira se todos os passos foram seguidos corretamente e se o resultado é, de fato, de seu agrado. Caso entenda que seja possível melhorá-lo, repita todo o procedimento, o que não durará mais do que 10 minutos.

4. Limpar também os acessórios

De nada adiantará ter um dispositivo limpo e brilhando se, ao fim do processo, você irá colocá-lo em uma capinha suja. Por isso, é sempre bom destacar que, para uma higienização realmente completa, é preciso também cuidar dos acessórios. Assim, é preciso dar uma atenção especial para a capa de proteção do telefone também.

capinhas e cases coloridas de celular

Com este objetivo, basta realizar um processo semelhante com tal item. Um fato interessante porém, é que, ainda que você não pode limpar a tela do celular com álcool gel, é possível utilizá-lo na limpeza dos acessórios. Dessa forma, com outro pano, passe o material em toda a superfície da capinha, garantindo que tirou toda a sujeira. Pegue outro cotonete e confirme também a higienização dos cantos desta.

Dicas de como limpar a tela do celular com álcool

Você já entendeu como tudo funciona e sabe como realizar o procedimento, mas ainda há mais ao que se atentar. Algumas dicas são interessantes para que o resultado seja ainda mais assertivo e te deixe orgulhoso de seu esforço. Assim, confira abaixo algumas sugestões de como limpar a tela do celular com álcool e ter um desfecho positivo.

pessoa com luvas de limpeza dando dicas
  • Ao iniciar o processo, garanta que o celular não está conectado na tomada, evitando assim riscos de choques e acidentes elétricos;
  • Não borrife o aparelho com líquidos, mesmo o álcool. A entrada destes no dispositivo pode causar danos, principalmente nas entradas de energia, alto-falantes e fones de ouvido;
  • Utilize apenas os materiais recomendados! Não tente realizar nenhum dos processos acima com outros objetos, como esponjas, palhas de aço ou outros itens que podem danificar a tela do celular;
  • Da mesma forma, atenha-se à utilização dos líquidos descritos acima para a limpeza do display. Água, sabão, detergente ou qualquer outro fluido pode trazer grandes prejuízos;
  • Não confunda o álcool em gel e o álcool isopropílico. O primeiro somente pode ser utilizado na capinha, visto que possui água em sua composição.

Você pode limpar a tela do celular com álcool sim!

Com tudo o que tem ocorrido no mundo nos últimos anos, a preocupação com a higiene é cada vez maior. Parte importante disso está nos smartphones, que têm contato constante com as mãos e rostos dos usuários. Mas, agora que já sabe que pode limpar a tela do celular com álcool, não há mais desculpas para não o fazer. Lembre-se de repetir o procedimento sempre que necessário, de preferência ao menos uma vez por semana.

Como você pode ver acima, o processo é bastante simples e rápido, não exigindo muito esforço para realizar toda a limpeza. Se gostou desse conteúdo, confira o blog da Fixonline para estar sempre bem-informado sobre as novidades do mercado!

Sobre a Fixonline

Você sabia que pouquíssimas empresas no Brasil possuem os equipamentos necessários para realizar a troca de vidro nos celulares? Além disso, esse é um trabalho delicado e por isso deve ser realizado por profissionais qualificados e especializados nesse tipo de serviço, para garantir que ele seja feito com a excelência devida.

Investimos constantemente em máquinas modernas e inovadoras, cuja alta tecnologia proporciona a troca de vidros perfeita e a qualidade desejada pelo cliente. Assim, garantimos a entrega de smartphones e smartwatches com vidros novos e uma experiência única aos clientes, que são só elogios em nossas redes sociais! Quer saber mais, conheça a Fixonline!

Posts Similares