ocultar apps do celular Android

Bloquear e ocultar apps no celular pode ser um recurso bastante útil para quem tem crianças ou para indivíduos que usam muitos dados pessoais no aparelho como aplicativos de bancos e investimentos. Ao ocultar o app, você impede que invasores possam encontrá-lo com facilidade e dificultar o acesso aos seus dados. Mas você sabe como ocultar apps do celular Android?

Em equívoco muito comum é achar que bloquear e ocultar apps é a mesma coisa. Porém, quando você bloqueia um app do seu celular, só é possível acessá-lo por meio de uma senha pré definida e quando você oculta o app, você esconde o ícone no seu celular, de modo que seja difícil encontrá-lo entre os demais aplicativos.

Uma forma eficaz de se proteger contra roubos é combinar o bloqueio com a ocultação. E foi pensando em lhe auxiliar nesse processo que criamos um post com um passo a passo completo de como ocultar seus aplicativos em celulares com sistema Android. Confira a seguir!

Como ocultar apps do celular Android?

Aplicativos originais de fábrica

Para ocultar os apps que já acompanham o celular, vá até as configurações do seu aparelho e selecione a opção “Aplicativos”. Em seguida, selecione os apps que você deseja ocultar, lembrando que nesse caso só será possível ocultar apps instalados de fábrica.

você também pode ocultar apps instalados de fábrica no Android
você também pode ocultar apps instalados de fábrica no Android

Depois de escolher todos os apps que deseja ocultar, toque em “Desabilitar” ou “Desativar”. Pronto! Os apps estão ocultos na sua tela inicial.

Ocultando outros aplicativos em celulares Samsung e LG

Depois de ocultar os aplicativos instalados de fábrica, é hora de ocultar os aplicativos que você mesmo instalou em seu aparelho. Esse modo pode ser feito em aparelhos Samsung ou LG, e também alguns modelos de outras marcas.

Primeiro, vá até o menu de aplicativos do seu celular e toque no ícone com três pontos, que fica localizado no canto superior direito da sua tela. Escolha a opção “Configurações da tela inicial”, e em seguida, arraste a tela para baixo até encontrar a opção “Ocultar aplicativos”. Toque nela e escolha todos os apps que você deseja ocultar. Por fim, toque em “Aplicar” para que o recurso comece a funcionar.

Ocultando outros aplicativos em celulares Motorola

Para quem tem um celular Motorola, também é possível ocultar os apps da seguinte forma: vá até as configurações e escolha a aba “Dispositivos”. Em seguida, clique em “Apps” ou “Aplicativos” e selecione o aplicativo que deseja ocultar.

Você verá uma opção escrita “Desabilitar” ou “Desativar”, escolha essa opção.

Pronto, os aplicativos selecionados serão ocultados na sua tela inicial.

Aplicativos para ocultar apps do celular Android

Existe também a possibilidade de ocultar apps no celular Android usando launchers e aplicativos específicos para isso. Launcher nada mais é do que um aplicativo que modifica a interface do seu dispositivo, nesse caso, para deixar um app oculto em seu sistema.

Um dos mais usados para isso é o Apex Launcher, que pode ser baixado gratuitamente para Android. Para usá-lo, abra o app e vá até “Configurações do Apex”. Em seguida, selecione “Configurações da gaveta de aplicativos” e então “Aplicativos ocultos”. 

Escolha todos os apps que você deseja ocultar e clique em “salvar”.

Portanto, seus apps agora estão ocultos do seu sistema android.

Usando o perfil de usuário convidado

Outra alternativa para quem deseja ocultar apps é usar o perfil “Usuário Convidado”, disponível em quase todos os celulares com sistema Android. Essa é uma ferramenta que pode ser bastante útil para quando crianças estiverem usando o celular para jogar ou ver desenhos.

Também pode ser usado em tablets compartilhados pela família, já que também é possível criar outros perfis com restrições de conteúdo.

Nesse caso, vamos ensinar como usar o “Usuário Convidado” para bloquear apps. Isso porque, ao acioná-lo no celular, seus recursos são mais básicos, o que limita a pessoa apenas aos apps e configurações de fábrica.

com os próprios recursos do Android você consegue alterar o perfil e instalações do smartphone
com os próprios recursos do Android você consegue alterar o perfil e instalações do smartphone

Quando a pessoa pega o celular, tem a impressão de que ele acabou de ser comprado, já que não verá nada instalado e nenhuma rede logada.

Para acioná-lo, vá até “Configurações” e escolha “Sistema” e vá até a aba “Avançado”. Em seguida, selecione “Vários Usuários” e por fim “Convidado”. Pronto, o sistema irá alterar o celular para outra conta com apenas os apps que foram instalados de fábrica.

Para voltar ao usuário padrão, arraste a tela para baixo até que apareça a Central de Notificações, onde ficam os ícones do WiFi, Bluetooth, lanterna etc. Nessa central, abaixo das configurações você pode ver um ícone com um avatar. Toque nele.

Em seguida, uma nova janela se abrirá mostrando todos os perfis do seu celular. Toque no avatar com seu nome para mudar para o perfil padrão. Você também pode excluir o perfil “Usuário Convidado” clicando em “Remover convidado”, e criar um novo a hora que quiser.

Agora que você viu como ocultar apps do meu celular Android, já pode usar esse recurso para se proteger de furtos e roubos, ou para se certificar que as crianças não acessem apps específicos sem a supervisão de um adulto. Além disso, essa ferramenta também é bastante usada em aparelhos que são compartilhados entre a família para estudo ou lazer.

Sobre a Fixonline

Você sabia que pouquíssimas empresas no Brasil possuem os equipamentos necessários para realizar a troca de vidro nos celulares? Além disso, esse é um trabalho delicado e por isso deve ser realizado por profissionais qualificados e especializados nesse tipo de serviço, para garantir que ele seja feito com a excelência devida.

Investimos constantemente em máquinas modernas e inovadoras, cuja alta tecnologia proporciona a troca de vidros perfeita e a qualidade desejada pelo cliente. Assim, garantimos a entrega de smartphones e smartwatches com vidros novos e uma experiência única aos clientes, que são só elogios em nossas redes sociais! Quer saber mais, conheça a Fixonline!

Similar Posts