deixar o celular na bolsa pode fazer com que ele acabe se chocando com itens pesados que você também carrega

Como saber se foi a película de vidro que quebrou? É necessário trocar por uma película nova?

As películas protetoras são usadas para evitar que a tela risque, rache ou trinque em casos de grandes impactos e quedas. A mais usada atualmente é a película de vidro, que pode acabar trincando quando o celular cai de uma altura muito alta. Mas você sabe como descobrir se foi a película de vidro que quebrou ou a tela do celular?

A tela do smartphone é uma das peças mais frágeis, e qualquer impacto, por menor que seja, pode acabar danificando o vidro. Até mesmo quem tem películas e capinhas anti impacto podem acabar com a tela quebrada depois de uma queda.

Para lhe auxiliar a descobrir se o que quebrou foi a película ou o vidro do celular, separamos um post completo explicando mais sobre o assunto. Confira!

Como saber se foi a película de vidro que quebrou?

Verifique se os cantos que ficam sem a película estão trincados

Existem pequenas extremidades da tela que acabam ficando sem proteção, especialmente se a película for colocada de maneira torta. Use as extremidades que ficaram sem proteção como parâmetro para saber se o que trincou foi a película ou o vidro do seu celular.

normalmente quando os trincos estão nas extremidades da tela, significa que o celular possa ter sofrido danos junto com a película
normalmente quando os trincos estão nas extremidades da tela, significa que o celular possa ter sofrido danos junto com a película

Se as laterais da tela que não têm proteção estiverem com pequenos trincos, pode indicar que o dano foi além da película e também acabou atingindo o vidro do celular. Porém, caso note que as extremidades ainda estão em perfeito estado, pode ser que apenas a película tenha sofrido o impacto.

Mesmo que tenha sido apenas a película que tenha quebrado, é importante trocá-la por uma nova, já que usar a película danificada não protege o seu celular de novas quedas, deixando a tela mais vulnerável.

Remova a película

A forma mais fácil de saber se foi a película ou a tela que quebrou é removendo a película cuidadosamente. Caso tenha sido apenas a película que se quebrou, você vai notar que a tela continua intacta, sem trincos e rachaduras.

O que pode acontecer, porém, são problemas no touch e display, e você deve fazer os testes de toque em toda a tela e usar o celular por alguns minutos para ter certeza que não há manchas, alterações nas cores ou que a tela também não está piscando.

Caso esteja tudo normal, troque a película por uma nova para garantir a proteção em outros casos de impacto. Mas se você notar que a tela apresenta funcionamento inadequado, seja no touch ou nas cores mostradas, é importante levar para uma assistência verificar se o impacto pode ter atingido o display.

Leia mais sobre o display clicando aqui!

Dúvidas sobre a película de vidro

A película sai com muita facilidade?

Diferente da película em gel, a película de vidro não sai nem desliza pela tela com facilidade. Isso faz com que ela consiga proteger a tela do aparelho de uma forma mais eficiente. Você pode levar o celular até uma loja que comercializa as películas para que seja aplicada lá, ou aplicar você mesmo em casa.

A película arranha a tela?

Muitas pessoas se preocupam se, quando forem trocar de película, a tela vai estar riscada. Porém, esse tipo de película foi feita para evitar tanto arranhões, como impactos maiores. Isso significa que se você colocar o seu celular na bolsa com uma caneta aberta ou chaves, o atrito entre o celular e o objeto resultará em riscos apenas na película, e não atingirá a tela do celular.

Isso agrega valor ao seu aparelho caso você pretenda vendê-lo mais para frente quando for trocar de modelo.

Leia também Como vender celular usado?

A película protege a tela em casos de queda?

A principal função da película é evitar riscos, trincos e rachaduras em casos de atritos e impactos. A estimativa é que a película de vidro aumente a resistência das telas em até 8 vezes se for aplicada corretamente. Sabendo disso, algumas marcas até mesmo oferecem uma garantia vitalícia e seguro contra quebras, assegurando que você possa trocar a tela do seu telefone gratuitamente caso ela acabe quebrando depois de uma queda com a película.

Porém, vale lembrar que essa eficiência é garantida apenas com a película intacta, e caso você continue usando a mesma película de vidro depois de quebrada, a garantia já não é a mesma.

embora a película possa proteger a tela do celular, em alguns casos ela não consegue diminuir o impacto de quedas muito altas
embora a película possa proteger a tela do celular, em alguns casos ela não consegue diminuir o impacto de quedas muito altas

Além do mais, é importante ressaltar que em alguns casos, dependendo do tipo de impacto e altura da queda, nem mesmo a película consegue proteger a tela do smartphone, e em muitos casos ela acaba trincando devido ao grande impacto sofrido, especialmente se o celular cair no chão de quina.

Quais as principais vantagens da película de vidro?

Você sabia que sujeiras e líquidos como água podem danificar o touch do seu celular? A película também é útil para evitar o contato direto entre a tela do smartphone com sujeiras, poeiras e umidade. Afinal, usar o celular com as mãos molhadas ou sujas pode contribuir para um futuro problema no display e touch.

Leia mais sobre isso clicando aqui!

Depois de aprender a ver se foi a  película de vidro que quebrou ou a tela do celular, não deixe de trocar de película sempre que ela apresentar rachaduras e trincos. Afinal, usar as películas danificadas contribui para que sua tela acabe sofrendo danos maiores em impactos futuros.