é possível pausar a tela do Android em apenas um app e bloqueá-lo por meio de senhas

Como vender celular usado pela internet ou pessoalmente

Hoje em dia, os smartphones fazem parte dos itens mais usados pelos brasileiros, e é difícil encontrar uma pessoa que não carregue o celular para todos os lugares que vai, incluindo até mesmo o ambiente de trabalho. Com os lançamentos cada vez mais constantes de modelos novos e mais modernos, muitas pessoas optam por vender celular usado para adquirir um novo.

O setor do ramo de celulares é um dos que mais faturam no mundo todo, já que buscam lançar novidades anualmente para garantir a clientela. Mas como alguns modelos podem ter valores altos, especialmente nos primeiros meses de vendas, é comum vender o celular usado para conseguir recursos e comprar um modelo mais novo.

A principal dúvida quando o  assunto é compra e venda de celulares usados é a respeito de qual a melhor forma de vender o aparelho rápido e fácil. Pensando em lhe auxiliar nesse assunto, separamos algumas dicas que vão lhe ajudar na hra de vender seu smartphone usado. Confira a seguir!

Como vender celular usado?

O primeiro passo para vender o celular usado é se certificar de que você está com a nota fiscal de compra em mãos, o que garante ao comprador que você realmente adquiriu o produto novo da loja, evitando problemas que envolvam furtos e roubos.

ter a caixa do original do celular é algo que agrega valor de venda do smartphone
ter a caixa do original do celular é algo que agrega valor de venda do smartphone

Além disso, você também deve verificar o estado de conservação dos fones de ouvido e carregadores, já que quanto mais acessórios originais o seu celular tiver, mais valorizado ele fica.

Vale lembrar, porém, que embora seja possível vender o celular sem fones e carregador, é mais difícil encontrar alguém que esteja disposto a adquirir um produto sem nota, a menos que seja um conhecido ou amigo, já que essas pessoas saberão que o smartphone foi mesmo comprado.

Depois de se certificar de que você tem a nota fiscal e os acessórios originais estão em boa qualidade de uso, você deve analisar o estado do celular como tela, bateria e arranhões e deixar bem claro para o comprador todos os problemas que seu aparelho apresenta. 

Também é importante formatar o seu celular antes de vendê-lo para que o comprador não tenha que ter o trabalho de excluir fotos, vídeos e aplicativos.

Onde vender celular usado?

A venda de celulares usados pela internet é bastante ampla atualmente, já que existem sites que se especializaram nesse tipo de comércio e trabalham apenas com aparelhos usados.

Porém, existem diversas outras formas para que você consiga vender celular usado online, indo desde Marketplaces como o Mercado Livre, até sites de desapego como Enjoei e OLX ou nas redes sociais.

Nossa dica é sempre tentar vender primeiro para pessoas conhecidas, já que é mais fácil vender para amigos, parentes e conhecidos. Caso você não consiga vender para ninguém, você pode anunciar em grupos de compra e venda da sua cidade ou então procurar sites especializados nesse tipo de serviço.

Lojas físicas

Em cidades maiores, existem lojas físicas que trabalham com películas e capinhas para celulares que muitas vezes também vendem celulares usados, já que a busca por esse tipo de aparelho cresce cada dia mais. Nesses casos, tenha certeza de verificar a procedência e reputação da loja, assim você evita possíveis dores de cabeça futuras.

Sites especializados

Hoje em dia a internet está cheia de sites que trabalham com a venda de celulares usados, além dos grandes sites de compra e venda e desapego. Alguns exemplos são:

Brused

O site da Brused trabalha com celulares usados especialmente da marca Apple, mas você também pode encontrar outras marcas eventualmente à venda no site.

Para vender o seu celular para esse site, é necessário enviar o aparelho para uma avaliação presencial, podendo ser pelos correios para quem mora fora de São Paulo, ou por meio do motoboy disponibilizado pela própria Brused que retira seu aparelho em casa caso você more na capital paulista.

a Brused é uma loja online especializada em produtos usados da Apple
a Brused é uma loja online especializada em produtos usados da Apple

Nesse caso a negociação acaba sendo mais rápida, mas uma parte da negociação com o cliente final fica com a loja e o dono do celular usado acaba ficando com uma quantia relativamente menor, comparado à venda de outras maneiras.

Trocafone

Outro site bastante conhecido quando o assunto é vender celular usado é a Trocafone, que vende uma média de 35 mil aparelhos todos os meses, incluindo celulares e tablets. 

O grande diferencial da loja é que ela conta com técnicos especializados que analisam todas as peças dos aparelhos, além de garantir 3 meses de garantia e entrega para todo o país.

OLX

Bastante conhecido por pessoas que desejam desapegar de itens antigos ou adquirir produtos usados por um preço mais em conta, nesse tipo de site você é o responsável  por negociar o aparelho com os interessados. 

Também é você quem deve colocar imagens do aparelho, especificar possíveis problemas e determinar um preço para que ele seja vendido.

Mercado Livre

Semelhante ao OLX, a diferença é que pelo Mercado Livre também são vendidos produtos novos, e não é um site voltado para desapego, sendo possível até mesmo encontrar aparelhos novos ainda na caixa no MarketPlace.

O diferencial é que muitas pessoas optam pelo Mercado Livre graças ao seu programa de fidelidade, que garante alguns benefícios como frete grátis e entrega mais rápida para alguns clientes.

Redes sociais

Com as redes sociais cada vez mais em alta, também é uma excelente opção vender o seu celular online em sites como:

  • Facebook – além do Marketplace, uma aba do Facebook em que você  anuncia seu produto para sua cidade e região, ainda é possível vender o celular direto no seu perfil ou em grupos de compra e venda.
  • Instagram – algumas pessoas também optam por vender smartphones usados no instagram por meio de fotos e vídeos e usando diversas hashtags que podem chamar a atenção de pessoas interessadas. Por ser uma forma de vender celular usado sem pagar nada, muitas pessoas escolhem o instagram para anunciar seu smartphone.

Viu como vender celular usado pode ser fácil? Depois de se certificar de que o aparelho está em bom estado de uso, procure sites confiáveis para fazer a venda do seu celular usado online. Uma dica caso você for vender em sites como OLX e Mercado Livre é acessar sites que vendem celulares usados para verificar o preço praticado, especialmente se o seu celular contar com algum tipo de problema.