comprar celular usado

Muitas pessoas que querem adquirir um modelo de celular mais novo ou que desejam trocar o aparelho, buscam por celulares usados por um preço menor. Isso porque, dependendo do modelo procurado, os valores podem ser um pouco salgados se forem comprados direto da loja. Mas será que vale a pena comprar um celular usado?

Muitos celulares usados, diferente do que se imagina, podem estar em um ótimo estado de conservação, especialmente se a pessoa costuma vender seus celulares antigos para comprar celulares novos. O que acontece, porém, é que em muitos casos o aparelho acompanha alguns defeitos que não valem o preço, fazendo o custo-benefício ser bastante baixo se comparado a um produto novo.

Para tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto, separamos um post completo com dicas e explicando mais se vale a pena comprar um smartphone usado. Veja a seguir!

Vale a pena comprar um celular usado?

A resposta para essa pergunta é: depende. Afinal, realmente depende de diversos fatores que você deve analisar. Por exemplo, caso você adquira um celular usado pela metade do preço vendido em lojas, e que esteja em um bom estado de uso, a compra realmente vale a pena.

se você adquirir um aparelho de boa qualidade pela metade do preço, vale mais a pena comprar um usado
se você adquirir um aparelho de boa qualidade pela metade do preço, vale mais a pena comprar um usado

Mas se você paga metade do preço em um aparelho que depois de algumas semanas começa a apresentar falhas no sistema e precisa ir para assistência o tempo todo, pode não ter sido um bom negócio.

Isso quer dizer que, apesar de ter algumas vantagens, a compra de celular usado deve ser feita com cautela para evitar prejuízos e dores de cabeça.

A principal dica é adquirir o aparelho de portais que são especializados nesse assunto e que contam com técnicos que lidam com os celulares para se certificar de que estão em bom estado de uso. Além disso, sempre que você for comprar um aparelho usado nesses sites, o anúncio deixa claro se ele tem algum problema, e qual é o problema como: tela riscada ou problemas de bateria.

Leia também Qual o melhor site para comprar celular usado?

Quais as vantagens de comprar um celular usado?

Preços melhores

Uma das principais vantagens de comprar um celular usado é que ele terá o valor de venda muito mais baixo do que o celular novo da loja, e em alguns casos, a qualidade é bastante semelhante a um aparelho novo.

Se você der sorte, pode até mesmo encontrar os modelos mais novos com poucos meses de uso e depois de pouco tempo do lançamento com um valor mais interessante do que um produto novo.

Afinal, muitas pessoas compram os lançamentos e acabam não se adaptando, e escolhem vender o celular para comprar outro.

Redução do lixo eletrônico

Ao comprar um celular usado, você ajuda a reduzir o lixo eletrônico que polui o meio ambiente. Isso porque, embora não dê para acreditar, muitas pessoas que trocam de celular anualmente acabam jogando o celular fora ao invés de vendê-lo, e estimular esse mercado ajuda na sustentabilidade do meio ambiente.

Quais as desvantagens de comprar um celular usado?

O produto pode ser roubado

Em muitos casos o vendedor não possui a nota fiscal do produto por ter perdido ou então porque o aparelho foi roubado. Infelizmente a compra de produtos roubados acontecem a todo momento, já que não é possível saber se aquele aparelho foi objeto de furto ou roubo a menos que você o ligue e veja que seus recursos estão bloqueados ou que ele foi rastreado pela polícia.

Isso costuma acontecer especialmente na compra de celulares usados de terceiro, e é necessário ficar de olho nos anúncios em sites como OLX, Mercado Livre e Enjoei e também nas redes sociais.

Danos internos

Alguns problemas operacionais não podem ser vistos nem notados a menos que você comece a usar o celular. Embora existam pessoas que ajam de má fé e possam te enganar, dizendo que o celular está em boas condições, em alguns casos nem mesmo o vendedor sabe do problema, que pode te custar até mesmo um celular novo, especialmente se estiver ligado ao Hardware do smartphone.

Vale a pena comprar um celular usado ou um novo?

Caso você não tenha encontrado uma boa opção de celular usado, vale mais a pena comprar um aparelho novo e evitar as dores de cabeça com reparos ou problemas internos que não foram detectados.

Porém, graças aos sites que trabalham com isso, é fácil adquirir um smartphone usado de boa qualidade e com um preço bastante abaixo do praticado para celulares novos. A nossa principal dica é procurar entre os aparelhos usados disponíveis e achar o que mais lhe agradar.

analise o aparelho e procure em sites especializados para evitar golpes online
analise o aparelho e procure em sites especializados para evitar golpes online

Caso você já tenha um modelo em mente, pode procurar em sites especializados, pessoas conhecidas ou até sites de desapego, desde que tome todos os cuidados necessários antes de fechar a compra.

Clique aqui e veja por que você não deve adquirir um celular usado!

Agora que você viu se vale a pena comprar um celular usado ou não, você já pode pensar a respeito de comprar um produto abaixo do valor de venda. Algumas pessoas ainda optam por comprar celulares com defeitos pequenos por um valor bem abaixo do mercado e pagar o conserto, o que acaba gerando um grande lucro dependendo do valor do reparo.

Sobre a Fixonline

Você sabia que pouquíssimas empresas no Brasil possuem os equipamentos necessários para realizar a troca de vidro nos celulares? Além disso, esse é um trabalho delicado e por isso deve ser realizado por profissionais qualificados e especializados nesse tipo de serviço, para garantir que ele seja feito com a excelência devida.

Investimos constantemente em máquinas modernas e inovadoras, cuja alta tecnologia proporciona a troca de vidros perfeita e a qualidade desejada pelo cliente. Assim, garantimos a entrega de smartphones e smartwatches com vidros novos e uma experiência única aos clientes, que são só elogios em nossas redes sociais! Quer saber mais, conheça a Fixonline!

Similar Posts