Por que não comprar celular usado

É inevitável: sempre que uma marca lança um smartphone novo as pessoas começam a pesquisar valores para trocar de celular. O que acontece é que nem sempre temos o valor de um celular novo, e o que muita gente faz é esperar um ano depois do lançamento para conseguir comprar o modelo usado por um preço menor. Mas você sabe por que você não deve comprar celular usado?

Muitos aparelhos de segunda mão realmente são bem conservados e não apresentam grandes problemas estéticos. O grande risco de comprar produtos usados é a falta de garantia e os problemas que não podemos ver, como problemas internos com a bateria ou com o sistema.

Confira a seguir por que você não deve comprar um celular usado na hora de trocar de smartphone!

Por que não comprar celular usado?

Nem sempre são realmente baratos assim

Se o celular estiver com um bom estado de conservação, a depreciação do valor será mínima, principalmente depois de poucos meses ou um ano do lançamento do modelo. Além disso, não são todas as pessoas que estão dispostas a vender celulares com preços muito abaixo do valor pago na loja, especialmente se o aparelho for de marcas como Samsung e iPhone.

especialmente se o aparelho for de marcas muito famosas, dificilmente o dono irá vendê-lo por preços muito baixos
especialmente se o aparelho for de marcas muito famosas, dificilmente o dono irá vendê-lo por preços muito baixos

Com isso, pode ser mais interessante adquirir um produto novo por um preço um pouco maior, mas com a garantia de que ele está em boas condições de uso.

Aparelho sem garantia

Outro ponto importante é que na maioria das vezes você não recebe garantia depois de comprar um celular usado. Isso quer dizer que, se você comprar um smartphone de segunda mão hoje e amanhã ele der algum problema técnico, terá que arcar com os custos sem ser coberto pela garantia da compra.

Isso porque a maioria das pessoas que estão vendendo seus celulares usados esperam até que a garantia expire, o que leva uma média de um ano.

No entanto, em alguns sites especializados na venda de celulares usados, você consegue uma garantia de 2 ou 3 meses para cobrir problemas técnicos que não foram identificados na hora de verificar a qualidade do produto antes de colocar à venda.

Aparelhos mal cuidados

Especialmente se você for comprar celulares usados de terceiros, o estado de conservação acaba sendo muito precário, sendo um dos motivos que também levam as pessoas a quererem vender seus celulares para comprar um modelo novo.

Embora muitas pessoas cuidem bem do seu celular, outros indivíduos acabam não dando tanta importância se o celular cair várias vezes ao dia e se a tela estiver riscada. E na maioria dos casos, sequer avisam sobre determinados problemas para a pessoa na hora da venda.

Caso você esteja comprando o celular de terceiros pela internet, o ideal é que você peça fotos do produto antes de realizar a compra, além de perguntar mais sobre o estado de conservação. Você também pode pedir para que o vendedor grave um vídeo mostrando o aparelho ligado.

Problemas internos

Nem todos os vendedores são sinceros a respeito do estado do celular, e muitas vezes acabam omitindo possíveis problemas que você pode acabar descobrindo somente depois de comprar o celular e começar a usá-lo.

Depois de algumas semanas de uso você pode começar a notar que o celular está travando, dando erros e operando de maneira mais lenta do que o normal.

O grande problema nesses casos é que os erros, na maioria das vezes, podem ser irreparáveis especialmente se estiverem ligados ao hardware do smartphone, sendo necessário enviar para o reparo. Sem a garantia, você ainda teria que arcar com os custos e com o risco de ter que comprar um aparelho novo, já que o problema poderia não ter concerto.

Pode ter ido para o conserto antes

Infelizmente nem todos os vendedores são pessoas de boa índole, e muitos acabam mandando o celular para o conserto antes de vendê-lo, e sequer avisam a pessoa que está comprando o aparelho que o celular já passou por reparos e que já apresentou alguns problemas.

o aparelho pode ter tido peças trocadas e o vendedor pode omitir essa informação
o aparelho pode ter tido peças trocadas e o vendedor pode omitir essa informação

Embora isso não seja de fato um problema, a assistência pode ter colocado componentes que sejam diferentes dos originais de fábrica do celular, e é sempre importante perguntar se o celular já foi para o reparo e por quais motivos para estar ciente de quaisquer reposições feitas.

Pode ser um aparelho falso

Sempre desconfiei de preços abaixo do mercado, já que pode significar um produto falsificado. Mas não atende-se apenas ao preço, muitas pessoas acabam vendendo produtos falsos com o preço praticado pelo mercado, e quando você começa a usar o aparelho percebe que a câmera é de má qualidade e com uma versão antiga do Android mascarada de iOS.

Sempre que uma pessoa disser que o produto é “similar” ao original, fique atento para golpes com aparelhos falsificados.

Pode ser um produto roubado

É realmente muito difícil encontrar pessoas que vendem celulares com a nota fiscal de compra, já que muitos acabam jogando fora depois de alguns meses que adquiriram o produto na loja. Isso faz com que a venda do produto não seja confiável, e você pode acabar comprando um celular que foi roubado.

Você só saberá que o produto foi fruto de um roubo quando começar a usá-lo, já que ele pode estar com os recursos bloqueados ou sendo rastreado pela polícia.

Nesses casos, você não poderá fazer nada e ainda perderá o dinheiro pago pelo aparelho.

Agora que você viu por que não comprar celular usado, busque em lojas de confiança e compre um produto novo para não correr riscos de roubos, falsificação e danos internos. Vale lembrar que outra vantagem de comprar um aparelho novo é que você pode parcelar em carnês e cartão de crédito, diferente dos produtos usados que na maioria das vezes devem ser pago à vista.

Sobre a Fixonline

Você sabia que pouquíssimas empresas no Brasil possuem os equipamentos necessários para realizar a troca de vidro nos celulares? Além disso, esse é um trabalho delicado e por isso deve ser realizado por profissionais qualificados e especializados nesse tipo de serviço, para garantir que ele seja feito com a excelência devida.

Investimos constantemente em máquinas modernas e inovadoras, cuja alta tecnologia proporciona a troca de vidros perfeita e a qualidade desejada pelo cliente. Assim, garantimos a entrega de smartphones e smartwatches com vidros novos e uma experiência única aos clientes, que são só elogios em nossas redes sociais! Quer saber mais, conheça a Fixonline!

Similar Posts