você pode tentar vender seu celular com a tela quebrada para sites especializados em vendas de smartphones usados

Deixar o celular cair no chão é algo bastante comum, especialmente em nossa rotina tão corrida. Porém, nem sempre problemas com a tela do celular estão ligados à queda do aparelho, podendo ser também causados por grandes impactos dentro de bolsas ou mochilas. Além de quebrar a tela, esses incidentes podem fazer com que peças mais importantes se danifiquem, como o display. Mas você sabe como descobrir se o display do seu celular quebrou?

O display do celular é tecnicamente a tela sem o vidro, então quando dizemos trocar a tela do celular, muitas vezes estamos nos referindo apenas ao vidro de fora, que pode trincar, ricar ou rachar. No caso do display, o aparelho começa a apresentar um comportamento de funcionamento diferente, indicando que talvez seja necessário trocar a peça na assistência.

Confira a seguir como descobrir se o seu display está quebrado!

Como saber se o display do seu celular quebrou?

Problemas com o touch

Caso o seu celular caiu no chão, trincou a tela, mas ainda funciona normalmente, significa que seu display não sofreu nenhum dano com o impacto. Porém, se você notar que a sensibilidade do touch não é mais a mesma, quer dizer que a peça provavelmente acabou se quebrando com o impacto.

se a tela está ligando mas você não consegue usar o touch, pode ser sinal de problemas no display
se a tela está ligando mas você não consegue usar o touch, pode ser sinal de problemas no display

Alguns sinais de display quebrado notados pelo touch são:

  • você tenta tocar na tela, mas não consegue selecionar nada;
  • você toca na tela em um local, mas a resposta acontece em outro lugar da tela;
  • a tela está travando em alguns pontos e você não consegue selecionar itens em determinada área;
  • a tela perde a sensibilidade de vez em quando e depois volta ao normal.

Riscos pretos e problemas nas cores

Se depois de cair no chão o seu celular estiver com a tela manchada, com listas pretas, roxas ou coloridas ou com a cor anormal, significa que a tela sofreu danos depois de um impacto.

Pode acontecer, em alguns casos, do vidro de fora não sofrer dano algum e o display acabar danificado, sendo necessário trocar a peça.

Outros problemas comuns são alguns pontos pretos na tela e cores mostradas incorretamente.

Tela piscando

Outro sinal de danificação no display é a tela piscando, que também indica que o display está com problemas. Em alguns casos a tela pode ficar piscando sem parar, e em outros casos, o aparelho começa a piscar e depois para, várias vezes ao dia. Os dois problemas significam que é necessário trocar o display do aparelho.

Metade da tela preta ou cor uma cor diferente

Dependendo da forma como o celular cai ou sofre o impacto, metade da tela pode sofrer um dano enquanto a outra metade continua normal. Geralmente, a tela fica metade preta e metade funcionando, ou metade travada em uma imagem específica e a outra metade funcionando normal. Com isso, o uso do aparelho fica prejudicado, já que metade das informações não serão processadas.

Tela preta que não acende

Um problema bastante comum que indica que o display do seu celular quebrou é a tela preta que não funciona mais. Inicialmente, você pode pensar que o aparelho ficou sem bateria, mas ao colocar o fio de recarga você não verá nenhum sinal na tela de que o celular está carregando.

Além disso, você ainda sentirá o aparelho vibrar ou ouvirá ele tocando quando chegar notificações ou ligações.

O que fazer em casos de problemas com o display?

Alguns Problemas no display podem apenas indicar problemas fáceis de resolver em casa, e nem sempre é necessário trocar a tela. O primeiro passo quando você notar algo estranho na sua tela é reiniciar o celular. Caso não consiga pressionar o botão de reiniciar, você pode remover e colocar a bateria.

Isso porque muitas vezes a memória do sistema do seu aparelho pode estar sobrecarregada, e é indicado que você nunca deixe muitos arquivos salvos no seu celular e sempre salve na nuvem para liberar espaço.

Caso isso faça a tela voltar a funcionar, significa que seu sistema, seja Android ou iOS, está  sobrecarregado com arquivos e aplicativos. Porém, se ele mesmo assim não voltar a funcionar, pode indicar um problema no display. 

Você também pode usar outra dica de deixar o aparelho a noite toda dentro de um pote com arroz cru, já que o problema pode indicar a presença de líquidos dentro do display. Esse problema acontece especialmente no verão, mas usar o celular com as mãos molhadas, especialmente se sua tela estiver trincada, também pode causar esse problema.

A umidade acaba prejudicando todo o funcionamento do celular, especialmente o da tela, e deixá-lo submerso no arroz faz com que o grã sugue toda a umidade de dentro do aparelho, caso esse seja o problema.

tente limpar a tela do smartphone com produtos específicos
tente limpar a tela do smartphone com produtos específicos

Se o processo também não adiantar, você pode então tentar limpar a tela do celular com produtos específicos. Isso porque o acúmulo de resíduos e sujeiras, incluindo poeira, gordura de alimentos e cosméticos fazem com que a tela não funcione da forma correta.

Caso nenhuma dessas dicas funcione, o mais indicado é enviar para uma assistência técnica para verificar qual é o problema, e se há necessidade de trocar o display.

Leia também O que pode queimar o display do celular?

Depois de aprender a como descobrir se o display do celular quebrou, fique atento a quaisquer sinais de mau funcionamento da tela e leve o celular na assistência sempre que desconfiar de problemas no display. Além disso, evite deixar o celular cair com muita frequência, já que isso pode danificar não somente a tela do smartphone, mas também outras peças internas.

Sobre a Fixonline

Você sabia que pouquíssimas empresas no Brasil possuem os equipamentos necessários para realizar a troca de vidro nos celulares? Além disso, esse é um trabalho delicado e por isso deve ser realizado por profissionais qualificados e especializados nesse tipo de serviço, para garantir que ele seja feito com a excelência devida.

Investimos constantemente em máquinas modernas e inovadoras, cuja alta tecnologia proporciona a troca de vidros perfeita e a qualidade desejada pelo cliente. Assim, garantimos a entrega de smartphones e smartwatches com vidros novos e uma experiência única aos clientes, que são só elogios em nossas redes sociais! Quer saber mais, conheça a Fixonline!

Similar Posts