Melhores celulares para fazer vídeos

Em busca de um smartphone para gravar vídeos? Então, você está no lugar certo!

Com tantas opções no mercado, encontrar o modelo ideal para o seu projeto pode parecer uma tarefa monumental. Porém, nesse artigo você confere dicas práticas para acertar na sua escolha!

Como escolher um smartphone para gravar vídeos

Antes de conhecermos quais são os melhores modelos, precisamos entender como escolher um bom smartphone para gravar vídeos.

Há diferentes aspectos que precisamos levar em consideração:

  • Resolução de câmera e conjunto de lentes
  • Armazenamento
  • Memória RAM

Essas 3 características são específicas para escolher um aparelho com ótima câmera para gravar seus vídeos. Entretanto, não esqueça de observar outros critérios do aparelho.

Conheça o conjunto de lentes

Você sabe para que serve as diferentes lentes de um celular? Cada vez mais é comum encontrarmos aparelhos com 3 ou mais lentes, cada uma com sua função específica.

Em geral, é comum encontrarmos os seguintes tipos de lentes:

  • Câmera principal: também chamada de câmera traseira, ela é a principal responsável pela formação da imagem, sendo as demais responsáveis por recursos mais específicos;
  • Teleobjetiva: ou o “zoom”, permite que você aproxime de objetos mais distantes;
  • Grande-angulares: possuem um ângulo de visão mais aberto, permitindo gravar cenas maiores, mas os cantos da imagem acabam distorcidos;
  • Macro: essas lentes conseguem focar em objetos bastante próximos da câmera, sendo ótimas para gravar objetos pequenos, como flores e peças eletrônicas.

Importante destacar que nem todas as lentes oferecem zoom óptico. Alguns celulares possuem o zoom digital, que é igual a quando você dá zoom em uma foto da galeria. 

Com isso, o zoom óptico oferece menos perda de qualidade, enquanto a versão digital terá uma qualidade de imagem muito inferior.

Entendendo a resolução das câmeras

A resolução das câmeras é um dos principais fatores que define a qualidade da imagem. Entretanto, quanto mais resolução, mais poder de processamento, armazenamento e investimento será necessário.

Por isso, não escolha um smartphone para gravar vídeos indo no modelo com a maior resolução possível, pois isso nem sempre trará os melhores resultados.

No mercado há modelos com resoluções das mais diversas, indo desde as mais básicas até 8K!

Entretanto, se você está buscando um smartphone para gravar vídeos para redes sociais, como Youtube e TikTok, uma câmera que grava em 1080 pixels, ou Full HD, já é suficiente para vídeos de boa qualidade.

Estabilização óptica e tecnologias de melhoria de imagem

A estabilização óptica é um conjunto de mecanismos que suavizam a imagem. Se você tem uma mão trêmula ou está gravando em movimento, essa estabilização reduzirá esses efeitos na imagem, deixando uma gravação muito mais fluída.

Além da estabilização óptica, que envolve sensores físicos acoplados nas lentes, também é possível suavizar os movimentos da câmera através de algoritmos.

A Apple é uma das principais fabricantes que investem pesado em suas tecnologias para fotografia e filmagem. Isso significa que a Apple nem sempre tem os melhores sensores, mas o pós-processamento com aprendizado de máquina e inteligência artificial consegue gerar resultados incríveis.

É por isso que nem sempre podemos escolher um smartphone para gravar vídeos apenas pela resolução que é informada nas especificações técnicas. Isso porque o celular pode trazer melhores resultados com o apoio de algoritmos.

Armazenamento

O armazenamento é outro aspecto importante de se considerar ao escolher um smartphone para gravar vídeos. Diferente das fotos, os vídeos consomem bastante espaço interno.

Se você quiser gravar vídeos em alta qualidade, como Full HD a 60 fps, prepare-se para comprar um smartphone com bastante armazenamento.

Nesse sentido, é ideal que o modelo escolhido tenha, no mínimo, 128 GB e dê opção de expandir essa quantidade através de um cartão SIM.

Você até pode adquirir um modelo com menor espaço, mas saiba que precisará descarregar seus arquivos com mais frequência para um computador ou armazenamento externo. 

Memória RAM

Por fim, também é importante mencionarmos a memória RAM. Quanto mais tecnologia e resolução tiver sua câmera, mais memória RAM seu smartphone precisa ter.

Isso porque essa memória promove melhor desempenho do celular. Assim, seu celular não ficará lento ou travando enquanto estiver gravando, por exemplo.

A memória RAM ajudará na performance como um todo do smartphone. Quanto mais memória, melhor — mas isso significa em valores mais salgados.

5 melhores smartphones para gravar vídeos

Com tantas opções e modelos disponíveis no mercado, encontrar o melhor smartphone para gravar vídeos pode ser uma tarefa bastante difícil. De todo modo, avaliamos diversos modelos e trouxemos uma seleção 5 aparelhos que atendem diferentes perfis:

  1. Samsung S21 Ultra: melhor smartphone para gravar vídeos 2022
  2. iPhone 13 Pro Max: o melhor conjunto de câmeras da Apple
  3. Samsung A25: smartphone para gravar vídeos com bom custo-benefício
  4. Xiaomi Mi 11 Lite: ótimo custo-benefício
  5. Samsung Galaxy Note 20 Ultra: melhor smartphone para gravar vídeos em 8K

Se você quer uma ótima combinação de câmera e preço, o Samsung S21 Ultra será uma ótima opção. Enquanto que o iPhone 13 Pro Max traz o melhor conjunto de câmeras para um smartphone para gravar vídeos, mas com um preço salgado.

Para quem busca algo intermediário, o Samsung A25 e Xiaomi Mi 11 Lite oferecem um conjunto robusto sem pesar tanto no bolso.

Por fim, se você busca um smartphone para gravar vídeos com resoluções impressionantes, como 8K, uma das melhores opções atualmente no mercado é o Samsung Galaxy Note 20 Ultra. Além do Note 20 ter uma câmera poderosa, ele também é um aparelho ótimo para produtividade!

Lembre-se de avaliar o smartphone além do seu conjunto de câmeras. Às vezes o que tem melhor câmera não oferece as ferramentas que você precisa ou aplicativos de trabalho e entretenimento específicos.

Sobre a Fixonline

Você sabia que pouquíssimas empresas no Brasil possuem os equipamentos necessários para realizar a troca de vidro nos celulares? Além disso, esse é um trabalho delicado e por isso deve ser realizado por profissionais qualificados e especializados nesse tipo de serviço, para garantir que ele seja feito com a excelência devida.

Investimos constantemente em máquinas modernas e inovadoras, cuja alta tecnologia proporciona a troca de vidros perfeita e a qualidade desejada pelo cliente. Assim, garantimos a entrega de smartphones e smartwatches com vidros novos e uma experiência única aos clientes, que são só elogios em nossas redes sociais! Quer saber mais, conheça a Fixonline!

Sobre a Fixonline

Você sabia que pouquíssimas empresas no Brasil possuem os equipamentos necessários para realizar a troca de vidro nos celulares? Além disso, esse é um trabalho delicado e por isso deve ser realizado por profissionais qualificados e especializados nesse tipo de serviço, para garantir que ele seja feito com a excelência devida.

Investimos constantemente em máquinas modernas e inovadoras, cuja alta tecnologia proporciona a troca de vidros perfeita e a qualidade desejada pelo cliente. Assim, garantimos a entrega de smartphones e smartwatches com vidros novos e uma experiência única aos clientes, que são só elogios em nossas redes sociais! Quer saber mais, conheça a Fixonline!

Similar Posts