Ouvir um eco durante uma ligação ou uma chamada de FaceTime pode ser uma experiência frustrante. Esse problema é mais comum do que parece, e a boa notícia é que, na maioria das vezes, a solução é simples. Portanto, se você está enfrentando esse incômodo no seu iPhone, continue lendo para entender as possíveis causas e descobrir como resolver.
O que causa o eco no iPhone?
O eco que você ouve durante uma chamada pode ser resultado do feedback, que ocorre quando o som que sai do alto-falante retorna para o microfone. Isso é comum quando ambos os interlocutores estão usando o viva-voz. Para resolver, experimente desativar o viva-voz ou peça à outra pessoa para silenciar enquanto você fala. Outra solução é usar fones de ouvido, o que pode eliminar o eco imediatamente.
Verifique a recepção
Primeiramente, uma conexão fraca pode causar problemas de eco durante chamadas telefônicas ou de vídeo. Portanto, tente mover-se para um local com melhor recepção de sinal para ver se isso resolve o problema. Ambientes fechados ou áreas com muitas interferências podem piorar a qualidade da chamada.
Feche e reabra o aplicativo
Às vezes, o problema pode estar no aplicativo que você está usando. Assim, fechar e reabrir o aplicativo pode corrigir pequenas falhas de software. Para fazer isso, abra o alternador de aplicativos deslizando de baixo para cima na tela (para iPhones com Face ID) ou pressionando duas vezes o botão Home (para iPhones sem Face ID). Em seguida, deslize o aplicativo problemático para cima para fechá-lo e abra novamente.
Reinicie o iPhone
Reiniciar o iPhone é uma solução simples que pode corrigir muitos problemas. Para reiniciar, segure o botão de volume e o botão lateral ao mesmo tempo até aparecer a opção “deslizar para desligar”. Em seguida, deslize para desligar o dispositivo, espere um minuto e ligue-o novamente pressionando o botão lateral até o logotipo da Apple aparecer.
Atualize as configurações da operadora
Além disso, as operadoras de telefonia frequentemente lançam atualizações para melhorar a conexão dos dispositivos à rede. Para verificar se há uma atualização disponível, vá em “Configurações”, toque em “Geral” e depois em “Sobre”. Se uma atualização estiver disponível, um pop-up aparecerá. Siga as instruções para instalar a atualização.
Mantenha o iOS atualizado
Manter o iOS atualizado é crucial para o bom funcionamento do iPhone. Novas versões do sistema operacional frequentemente incluem correções para bugs e melhorias de desempenho. Para atualizar, vá em “Configurações”, toque em “Geral” e depois em “Atualização de software”. Se houver uma atualização disponível, toque em “Baixar e instalar”.
Verifique o cartão SIM
O cartão SIM é essencial para a conexão do seu iPhone à rede da operadora. Ejetar e reinserir o cartão SIM pode resolver problemas de conectividade. Use uma ferramenta de ejeção de SIM ou um clipe de papel para abrir a bandeja do SIM, localizada na lateral do iPhone. Retire o cartão, insira-o novamente e veja se o problema foi resolvido.
Redefina as configurações de rede
Se nenhum dos passos anteriores resolver o problema, redefinir as configurações de rede pode ajudar. Isso apagará todas as configurações de Wi-Fi, celular, VPN e APN, mas pode resolver problemas de software mais profundos. Para redefinir, vá em “Configurações”, toque em “Geral”, depois em “Transferir ou Redefinir iPhone” e finalmente em “Redefinir configurações de rede”.
Realize uma restauração DFU
A restauração DFU (Device Firmware Update) é a restauração mais profunda que você pode fazer no iPhone e deve ser usada como último recurso. Ela apaga e recarrega todo o software do iPhone. Contudo, faça um backup dos seus dados antes de proceder. Siga um guia confiável para realizar a restauração DFU.
Quando procurar assistência técnica
Se após seguir todas as etapas o problema persistir, pode haver um defeito de hardware no microfone, alto-falante ou antena do seu iPhone. Nesse caso, entre em contato com uma assistência técnica autorizada para obter ajuda.
Conclusão
Embora ouvir um eco durante as chamadas possa ser irritante, as soluções geralmente são simples. Desde ajustes nas configurações até atualizações de software, há várias maneiras de resolver esse problema. Experimente as dicas acima e, se necessário, procure ajuda profissional para garantir que seu iPhone funcione perfeitamente.
Conheça a FixOnline
A FixOnline é atualmente a principal referência nacional em assistência técnica especializada na troca de vidros de telas de dispositivos móveis. Inicialmente, atendemos linhas Samsung S e Note, e além disso, oferecemos serviços também para MacBooks, iPads e Apple Watches. Para garantir a qualidade, usamos exclusivamente peças originais e, adicionalmente, contamos com uma equipe altamente qualificada para assegurar a integridade e funcionalidade do seu aparelho.
Sobre a Fixonline
Você sabia que pouquíssimas empresas no Brasil possuem os equipamentos necessários para realizar a troca de vidro nos celulares? Além disso, esse é um trabalho delicado e por isso deve ser realizado por profissionais qualificados e especializados nesse tipo de serviço, para garantir que ele seja feito com a excelência devida.
Investimos constantemente em máquinas modernas e inovadoras, cuja alta tecnologia proporciona a troca de vidros perfeita e a qualidade desejada pelo cliente. Assim, garantimos a entrega de smartphones e smartwatches com vidros novos e uma experiência única aos clientes, que são só elogios em nossas redes sociais! Quer saber mais, conheça a Fixonline!