sempre que seu celular estiver a tela rachada, a recomendação é levar para o conserto para evitar que o problema piore

Trincar a tela do celular é um dos incidentes mais comuns hoje em dia, especialmente porque estamos sempre com nosso smartphones em todos os lugares que vamos, deixando-o mais exposto a quedas e danos. Isso faz muitas pessoas se perguntarem se podem usar o celular com a tela quebrada e quais os riscos.

Deixar o celular cair ou sofrer algum tipo de impacto é o suficiente para que a tela trinque, mas nem sempre é isso que interfere no funcionamento do celular. Muitas vezes usar o aparelho com mãos molhadas ou sujas, ou deixar o smartphone exposto a poeiras e umidade, por exemplo, também pode acabar quebrando o display e o touch, e a tela não precisa estar rachada para deixar de funcionar corretamente.

Pode usar o celular com a tela quebrada? 

A recomendação é que você não use um smartphone que esteja com a tela quebrada para evitar danos maiores dentro do aparelho e riscos à saúde. Além disso, vale lembrar que caso o display seja a peça que tenha se quebrado, você não conseguirá usar o celular nem mesmo que você tente, embora também não seja indicado usar o aparelho com o display danificado.

Quais os riscos?

Defeitos maiores

O primeiro risco de usar um celular com a tela quebrada é a possibilidade de que os danos aumentem. Afinal, quando o celular está trincado ou com rachaduras é muito mais fácil que água, poeira e outro tipo de sujeira entre para dentro do aparelho. Com isso, além da tela quebrada você pode acabar com o display danificado e memória, por exemplo.

usar o celular com a tela quebrada pode acabar piorando os danos do celular, e fazendo com que o touch pare de funcionar
usar o celular com a tela quebrada pode acabar piorando os danos do celular, e fazendo com que o touch pare de funcionar

O resultado é um concerto ainda mais caro e um problema mais difícil de solucionar, que em alguns casos, pode até mesmo te obrigar a comprar outro aparelho.

Além do mais, quando a tela do aparelho quebra, ele fica mais frágil, o que significa que caso caia novamente mesmo que de alturas menores, poderá sofrer danos tanto na tela como no interior.

Riscos maiores de ferimentos

Como a tela é feita de vidro, quando ela racha ou trinca pode acabar soltando cacos minúsculos que podem cortar a mão de adultos e crianças. Em alguns casos o vidro até mesmo penetra dentro da pele, causando ferimentos ainda piores e inflamações.

Além do mais, em outros casos o vidro pode se soltar em cacos maiores, causando acidentes mais graves especialmente em crianças pequenas.

Prejudica a visão

Você com certeza não sabia que usar o smartphone com a tela quebrada prejudicava a sua visão, não é mesmo? Apesar de parecer inofensivo, um celular com a tela quebrada pode deixar a vista cansada, resultando em uma tensão ocular, já que você precisa forçar ainda mais seus olhos a enxergar corretamente quando a tela apresenta problemas, prejudicando a saúde dos seus olhos.

Radiação Prejudicial por Radiofrequência

Outro grande problema em usar sua tela quebrada está ligado com a radiação. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, os smartphones liberam uma radiação de radiofrequência não ionizante que vem da antena do aparelho, podendo levar ao desenvolvimento de cânceres futuros.

Isso significa que sempre que usamos um celular com tela quebrada, o corpo absorve mais radiação do que o normal, especialmente quando a camada de proteção que fica na tela desaparece. Como em alguns casos a tela pode ficar sem alguns pedaços de vidro, você acaba ficando exposto a uma radiação maior.

De acordo com a American Cancer Society, ainda não há pesquisas que comprovem sobre os malefícios da radiação que vem do celular, mas estudos preliminares nos fazem acreditar que ela seja possivelmente cancerígena para seres humanos.

Como nada ainda foi provado, o melhor a fazer é se prevenir enviando o celular para o concerto e evitando quaisquer danos à saúde.

Mau funcionamento da tela

Usar o celular com a tela quebrada pode fazer com que o touch seja danificado, já que cada vez que usamos a tela que já apresenta problemas, estamos contribuindo para que a sensibilidade ao toque diminua.

Com isso,o touch pode começar a falhar ou alguns pontos da tela podem não reconhecer mais o calor do dedo e não funcionar.

Posso usar película protetora no celular com a tela trincada?

Sim, você pode usar a película protetora no seu celular para evitar que alguns componentes entrem dentro do aparelho. Mas, existem dois grandes problemas em fazer isso: o primeiro é que as películas não cobrem todo o vidro e as bordas da tela costumam ficar sem proteção. E como normalmente as rachaduras e trincos acontecem nas extremidades, você acaba saindo no prejuízo, já que as substâncias e sujeiras podem entrar no aparelho por aí.

O segundo problema é que como a tela já está trincada e rachada, o display está mais frágil e qualquer outro impacto, mesmo que pequeno, pode resultar em danos em peças internas, fazendo com que o celular pare de pegar totalmente.

alguns celulares podem trincar nas extremidades, e a película pode não proteger essa região deixando o aparelho exposto e sem proteção a nova quedas
alguns celulares podem trincar nas extremidades, e a película pode não proteger essa região deixando o aparelho exposto e sem proteção a nova quedas

Apesar da película proteger contra quedas, ela é recomendada como forma de prevenção e não de reparo em casos de quebra da tela. Quando isso acontecer, o mais indicado é levar até uma assistência técnica de qualidade e confiança para fazer o reparo necessário.

Leia também Como comprar display original para celular?

Depois de ver que não é recomendado usar o celular com a tela quebrada, procure uma assistência técnica para enviar seu celular para consertar a tela, especialmente se ela estiver rachada e trincada. Caso esteja com o display quebrado e sem trincos, não há riscos à saúde, mas os riscos de piora no display também aumentam, fazendo com que o problema se agrave cada vez mais.

E lembre-se: quebrar a tela do celular é um problema comum hoje em dia e você não precisa entrar em pânico por causa disso, na Fixonline oferecemos os melhores preços para trocar a tela do celular seja ele Android ou Iphone.

Sobre a Fixonline

Você sabia que pouquíssimas empresas no Brasil possuem os equipamentos necessários para realizar a troca de vidro nos celulares? Além disso, esse é um trabalho delicado e por isso deve ser realizado por profissionais qualificados e especializados nesse tipo de serviço, para garantir que ele seja feito com a excelência devida.

Investimos constantemente em máquinas modernas e inovadoras, cuja alta tecnologia proporciona a troca de vidros perfeita e a qualidade desejada pelo cliente. Assim, garantimos a entrega de smartphones e smartwatches com vidros novos e uma experiência única aos clientes, que são só elogios em nossas redes sociais! Quer saber mais, conheça a Fixonline!

Similar Posts