pokemon, pokemon go, phone-1553971.jpg

Por que será que as telas quebram tanto? Uma dúvida muito comum e que provavelmente é a segunda coisa que passa pela cabeça de alguém que já teve o display de seu aparelho em pedaços.

Segundo um levantamento feito pelo G1, cerca de 80% dos serviços das assistências técnicas são de conserto de telas quebradas. Nessa pesquisa, foi constatado que de 2007 até 2017 foram gastos cerca de 14,4 bilhões de dólares em reparos do iPhone ou trocando de aparelho.

Assim, é inegável que as telas dos celulares quebrem tanto. Mas o que será que está causando isso? É falta de interesse das marcas em produzir produtos mais resistentes?

Você entende isso e muito mais neste artigo. Continue lendo e saiba mais!

Como uma tela pode quebrar?

As telas quebram tanto por diversos motivos, mas as principais são as quedas e a pressão excessiva. Porém, não podemos deixar de mencionar como usar um celular com o vidro trincado pode ser fatal para o display.

Quedas

Um dos principais motivos do porquê as telas quebram tanto são as quedas. Apesar das evoluções nos materiais e design, ainda não inventaram um celular bonito que fosse indestrutível.

Nesse sentido, precisamos ter cuidado, pois um pequeno deslize pode ser fatal para as sensíveis telas dos celulares. 

Aliás, vale destacar que nem sempre é a altura o grande culpado pelo motivo que as telas quebram tanto. A forma como o celular bate no chão é o verdadeiro determinante para causar o estrago.

Por exemplo, um celular que cai “de chapa” no chão tende a sofrer menos danos, mesmo quando o lado que atinge o chão é a tela. Enquanto isso, uma queda “de quina” costuma ser a mais destrutiva. Isso porque a menor área de impacto gera maior pressão em um ponto menor, abalando com mais força toda a estrutura do celular e, com isso, rachando o vidro ou a tela.

Pressão

Falando em pressão, não podemos deixar de mencioná-la como outro grande motivo do porquê as telas quebram tanto.

Um exemplo clássico disso é sentar-se com o celular no bolso de trás. A pressão exercida sobre a tela é enorme, fazendo-a rachar.

Para quem gosta de frequentar locais normalmente lotados, precisa ter cuidado especial na hora de pegar o celular. Afinal, é muito comum que, se deixar o celular cair em um ambiente, alguém distraído pode acabar pisando no smartphone. Com a pressão do peso da pessoa, é normal que a tela venha quebrar.

Vidro trincado

Apesar de não ser exatamente o porquê as telas quebram tanto, os trincados podem ser os precursores do desastre.

Nesse sentido, é preciso ficar atento aos aparente inofensivos riscos na tela, pois eles podem acabar aumentando e rachar por completo o display.

Isso pode acontecer devido à pressão ou mesmo alterações na temperatura, que fazem os materiais expandirem ou retraírem. Com uma tela toda trincada, ela fica muito mais suscetível a essas movimentações e à pressão, vindo a quebrar.

Por que as telas quebram tanto?

Até agora discutimos as principais causas do porquê as telas quebram tanto. Entretanto, será que as marcas não percebem isso e não constroem celulares mais resistentes?

Na verdade, a cada ano temos novos modelos cada vez mais resistentes. Por exemplo, smartphones modernos tendem a vir com telas equipadas com Gorilla Glass, um tipo de vidro altamente resistente às quedas, que pode ser encontrado em modelos da família do iPhone e Samsung Galaxy S.

Porém, ter uma tela indestrutível, por ora, não é uma realidade. Apesar do vidro citado ser o mais recomendado atualmente, ele não é infalível.

Acontece que as fabricantes precisam equilibrar resistência com a usabilidade (e design). Vidros “indestrutíveis” não são práticos, pois não oferecem a transparência necessária tampouco permitem uma tela capacitiva, ou seja, sensível ao toque.

Outro ponto é quanto ao design dos aparelhos. Cada vez mais as pessoas buscam por algo altamente tecnológico, com um design interessante e, geralmente, uma tela “infinita”.

Essas exigências, por outro lado, vão na contramão da resistência. Celulares cada vez mais finos e com telas curvas, por exemplo, tendem a ser menos resistentes. Ainda assim, marcas como Samsung e Apple investem pesado em pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias e designs que aprimoram a resistência do aparelho.

De todo modo, as quedas (principalmente as “de quina”) e pressões excessivas (como pisar em cima ou se sentar com o celular no bolso de trás) continuarão sendo os grandes vilões e principais motivos do porquê as telas quebram tanto.

Por que as telas quebram tanto: quanto custa para consertar o display?

Para quem precisa fazer a troca de tela, pode perceber rapidamente que a brincadeira não sairá barato. Infelizmente, o conserto do display é um dos serviços mais caros.

O conserto da tela de um iPhone 13, por exemplo, pode chegar à casa dos R$ 2500. Enquanto um Samsung S22 pode ir além dos R$ 3000. Importante destacar que o custo do serviço varia conforme o modelo do aparelho e a assistência técnica.

Muitas vezes, é preciso trocar apenas o vidro

Enfim, nem tudo pode estar perdido. Isso porque muitas pessoas pensam que precisam da troca de tela quando, na verdade, o conserto do vidro já é suficiente.

Há uma grande diferença entre a tela e o vidro. O display é a parte sensível, geralmente incluindo todas as partes eletrônicas e do touch, além de ser responsável pelas imagens. Por outro lado, o vidro é uma peça mais simples, representando uma película protetora que fica sobre a tela.

Dessa maneira, a troca do vidro na FixOnline chega a ser até 70% mais barata quando comparado a troca de tela. Porém, barato não é sinônimo de ser simples, pois o conserto do vidro precisa ser conduzido por especialistas para não causar danos à tela ou outro componente. Então, se precisar de troca de vidro, conte com quem é especialista. 

Sobre a Fixonline

Você sabia que pouquíssimas empresas no Brasil possuem os equipamentos necessários para realizar a troca de vidro nos celulares? Além disso, esse é um trabalho delicado e por isso deve ser realizado por profissionais qualificados e especializados nesse tipo de serviço, para garantir que ele seja feito com a excelência devida.

Investimos constantemente em máquinas modernas e inovadoras, cuja alta tecnologia proporciona a troca de vidros perfeita e a qualidade desejada pelo cliente. Assim, garantimos a entrega de smartphones e smartwatches com vidros novos e uma experiência única aos clientes, que são só elogios em nossas redes sociais! Quer saber mais, conheça a Fixonline!

Sobre a Fixonline

Você sabia que pouquíssimas empresas no Brasil possuem os equipamentos necessários para realizar a troca de vidro nos celulares? Além disso, esse é um trabalho delicado e por isso deve ser realizado por profissionais qualificados e especializados nesse tipo de serviço, para garantir que ele seja feito com a excelência devida.

Investimos constantemente em máquinas modernas e inovadoras, cuja alta tecnologia proporciona a troca de vidros perfeita e a qualidade desejada pelo cliente. Assim, garantimos a entrega de smartphones e smartwatches com vidros novos e uma experiência única aos clientes, que são só elogios em nossas redes sociais! Quer saber mais, conheça a Fixonline!

Similar Posts